terça-feira, 3 de janeiro de 2012

EU TAMBÉM LEIO O FUTURO




     Para algumas pessoas, no fim de ano, o famoso pacote das compras de Natal também contou com a aquisição de previsões do futuro. Elas procuraram os babalorixás, Pai Fulano e Pai Beltrano para saber como vai ser 2012. O que vem pela frente também foi tema de várias reportagens de jornais impressos, de portais da internet, de rádios e de TVs. É aquela velha curiosidade em conhecer o futuro (se bem que muita gente não cuidou do passado e não cuida do presente). Então, consultando as linhas das reportagens, descobri que também sou vidente. Enxerguei em mim uma capacidade imensa de prever o que vai acontecer.
      Vamos lá! Na Política, a previsão é de eleições acirradas em todo o Estado. Estado esse que viverá um ótimo ano na economia, mesmo em período eleitoral. Será um 2012 com algumas catástrofes naturais. E vai chover bem na região do Semi-árido. Alguns artistas paraibanos vão ganhar destaque nacional. E no futebol, um time de Campina Grande será o campeão estadual. Os acidentes de carro vão permanecer com números assustadores, mas o consumo de crack e as mortes decorrentes dele vão diminuir no ano que se inicia. Ah, fiz uma previsão para mim também: terei muito trabalho até dezembro e alcançarei bons êxitos até lá.
     Agora vejamos a técnica que utilizei para prever tudo isso. Minha gente, depois que a ciência evoluiu e que  povo aprendeu a ler, não precisa jogar búzios nem acender bola de cristal. Muito é decodificado pela inteligência da observação dos fatos. Em um ano estratégico para as futuras eleições majoritárias, tem gente se rasgando para virar prefeito e gente se roendo pra botar nas prefeituras os seus asseclas. E quem não sabe que a Paraíba terá um ótimo ano na economia, se o governador garantiu que vai sobrar dinheiro pra investir e o Orçamento Geral da União já anunciou números alvissareiros para o Estado? Ainda mais em ano eleitoral, em que tudo se move para a mostra de serviço aos eleitores.
    Alguém duvida das catástrofes naturais? Qual foi o ano em que elas não aconteceram? E com o comportamento humano diante da natureza, não há outro caminho. E vai chover no semi-árido porque os meteorologistas já constataram que este ano teremos o fenômeno La Niña, que resfria as águas do Pacífico e aumenta a nebulosidade sobre as nossas cabeças. Os artistas paraibanos farão sucesso porque existe um esforço em colocá-los na mídia nacional. É natural que eles despontem. E quando tão poucos atingem esse nível, um ou dois que conseguem ganham destaque. E sabe por que o Treze ou o Campinense será o campeão estadual? Porque são os dois times que mantiveram base, que mais investem, que são menos desorganizados e têm torcida. 
      Os acidentes vão continuar acontecendo porque a imprudência não acaba quando muda o ano. E com as delegacias de repressão a entorpecentes que serão instaladas no Estado, além das metas para a Segurança Pública, traficantes serão presos e drogas serão apreendidas. E ai dos delegados regionais e comandantes de batalhões se isso não acontecer.
     Pois é, eu só não tenho coragem de ganhar dinheiro fazendo previsões, porém, descobri a técnica de fazê-las: é estudar o que já está na cara e entender a Lei de Ação e Reação. Tudo que acontece hoje é a semente do amanhã. Mas como eu sei que terei muito trabalho e bons êxitos em 2012? Simples demais! Primeiro que nenhum repórter tem vida fácil. E depois que acordo todo dia com muita vontade de trabalhar. É isso que garante meu sucesso e meu futuro.

2 comentários:

  1. Muito bem colocado seu posicionamento Plínio. Também concordo com você! Não há o que prever, as coisas acontecerão conforme o que já temos hoje. Por isso que tem aquele ditado: Você colhe aquilo que planta.
    Diante disso, o que temos que fazer é plantar as sementes que queremos para o futuro, sementes que possam nos nutrir e fortalecer, de modo que cresçamos com a certeza (e não previsão) de um futuro tranquilo.
    Ora, tudo o que está acontecendo no mundo é fruto daquilo que fizemos (poluição, desmatamento, aquecimento, mortes, roubo, fome...)
    Quando desejamos que 2012 seja um ano de vitórias e prosperidade...paz..etc.. pq então continuamos resilientes? Para que algo mude devemos começar a mudança em nós.

    ResponderExcluir
  2. Todos podemos prever o futuro quando identificamos e fazemos uma boa leitura do que aconteceu no passado e do que se apresenta no presente.

    ResponderExcluir