terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

QUATRO LINHAS E POUCO MAIS




A Federação Paraibana de Futebol é amadora por causa do amadorismo dos clubes ou os clubes são ainda amadores por causa da Federação? A pergunta é tão complexa quanto aquela historinha do ovo e da galinha.  E na verdade eu acho que tudo se completa e se harmoniza numa triste e patética desorganização mútua. Se os dois lados são fracos, o Estado também não colabora, pois não há cobrança efetiva e bem fundamentada que o force a atuar. O que sobra é a esperança dos teimosos torcedores, que alimentam seu quinhão de amor pelas sofridas cores preferidas.

A coisa está tão feia que dá vergonha de citar alguns fatos. Esse Campeonato Paraibano de 2012 já começa sem começar direito. Tivemos dois jogos num domingo e Treze e Campinense estreando numa segunda-feira. Nunca vi isso! A polêmica dos estádios causou essa proeza. Interessante é que o Amigão estava interditado em um domingo, que proporcionaria uma boa renda, mas foi liberado para jogo um dia depois. O que mudou no Ernani Sátiro em um dia? Ou está inadequado e fecha de uma vez ou permite logo, ora essa!

E a melhor foi outra pérola da ilustre Presidente da Federação. Os amigos da crônica esportiva do rádio campinense narraram algo hilário e cômico, isso se não fosse tragicamente decepcionante por parte da mandatária daquela casa. No ofício assinado pela referida presidente, que adiava o jogo entre Campinense e Flamengo, os nomes dos clubes foram escritos assim: "Campinense Futebol Clube" e "Flamengo Futebol Clube". Tudo errado!!! É apenas "Campinense Clube" e "Esporte Clube Flamengo Paraibano". Meu Deus, até o nome dos poucos clubes a presidente desconhece. Fora o ridículo de marcar uma partida para 30 de fevereiro, mais um vexame nacional. Aliás, em fatos dessa natureza na mídia nacional o futebol paraibano é mestre. E ainda tem gente que culpa a Imprensa do Estado pela ausência de boas notícias daqui circulando no Brasil inteiro. Mas o que temos a mostrar de tão interessante? Um grande futebol? Títulos nacionais? Organização? Não sejamos hipócritas! 

O Auto-Esporte luta para estrear, mas a Federação diz que os atletas estão irregulares, pois acusa o clube de não ter pago as taxas de arbitragem da Copa Paraíba do ano passado, competição que rendeu o título e a vaga na Copa do Brasil para o Auto. É triste saber que nem assim o Alvirrubro se preocupa em ficar em dia. No final de um Paraibano, o prêmio é apenas um troféu barato. Não há premiação em dinheiro para o time campeão. O artilheiro? Esse ganha só a fama. E nada de festa com os melhores jogadores. Marketing nota zero. 

Nos bastidores, ficamos sabendo dos desrespeitos às leis trabalhistas em relação a jogadores e funcionários dos clubes. As dívidas se multiplicam sem prognóstico de quando serão sanadas. Assim, ninguém venha colocar a paixão acima dessa realidade e inventar sucesso onde não existe. Às vésperas de uma Copa do Mundo em nosso país, ter um futebol quadrado e arcaico por todos os ângulos é uma vergonha que parece que não vai passar tão cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário