segunda-feira, 15 de abril de 2013

AS PALAVRAS DA MORTE


    

      Tenho militado no Jornalismo de televisão há exatos cinco anos. Era um sonho de infância que nasceu do gosto pela leitura e da vontade de não trabalhar entre quatro paredes, de ver coisas novas todos os dias. É com extremo gosto que saio de casa todo santo dia em busca de usar minha profissão para informar, alertar e levar entretenimento às pessoas, cumprindo com o papel social que o bom jornalismo deve ter.

    Mas por esses dias tive uma tristeza imensa. Estava em um bairro tradicional de João Pessoa repercutindo a violência depois uma noite em que quatro pessoas perderam a vida de forma bárbara. Conversando com moradores, um deles me falou triste e quase com raiva, olhando dentro dos meus olhos, que uma mulher foi assassinada dias atrás depois de dar uma entrevista para um dos programas policiais da Capital. Ela apenas reclamou da violência e pediu uma maior atenção das autoridades. Em menos de 24 horas foi brutalmente morta a tiros, calando a ela e a toda a comunidade.

       Até agora estou pensando nesse acontecimento. Algumas simples palavras podem custar uma vida. Por isso, proteger as pessoas também é nosso papel. Perder uma boa entrevista e preservar uma vida vale muito a pena. Não estou aqui para julgar ninguém, nem recriminar. Mas deixo para você que lê esse texto refletir sobre a condução de certos programas policialescos. Eles realmente ajudam? Eles respeitam a vida de quem poderia não dar uma entrevista, mas é levado a isso para
ter matéria no ar? E hoje, quem fez essa entrevista, será que sabe do ocorrido? Se sabe, tem a consciência tranquila?

      As balas vêm matando muito aqui na Capital paraibana, mais que em muitos lugares do mundo inteiro. Mas algumas palavras também podem matar. Saibamos, então, valorizar mais a vida do que as nossas reportagens.

2 comentários:

  1. Sério... Muito sério... Há no mundo um clamor por paz, por união entre os povos, mas, todos os dias se mata mais e mais, e por motivos torpes. Com isto, há uma verdadeira "guerra" por notícias, ou os chamados "furos de reportagem". Mas, certamente, os fatores que ocorrem para que isso ocorra e suas consequências nem sempre são analisadas. Talvez a falta de preparo, de profissionalismo, não sei... Mas, o certo é que uma boa faculdade, uma boa educação e a consciência do respeito humano faz muita falta... Ah! se faz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro, não tiro uma linha do que você falou, principalmente da última frase.

      Excluir