terça-feira, 22 de novembro de 2011

ACENDERAM A LUZ






"Quando o gato sai, os ratos fazem a festa". Essa frase antiga da sabedoria popular traduz muito do que acontece na vida em sociedade. E aí direcionamos nossa carinhosa lembrança logo à política, tão "satisfatória" por essas bandas tupiniquins. Feita para ser a melhor ferramenta de transformação econômica e social, sempre acaba por servir mais efetivamente quando o assunto é manter os poderosos onde estão e ludibriar quem realmente trabalha e merece. Mas isso não é novidade. Entretanto, se a coisa ainda não virou para o lado correto (aliás, está longe disso), os movimentos astrais, a nova era ou sei lá o que dão mostras de que algumas mudanças estão chegando com saúde e longevidade. Já dizia Elba Ramalho no final da épica canção "Nordeste Independente", de autoria de Bráulio Tavares e Ivanildo Vila Nova: "Não pensem que vocês nos enganam, porque nosso povo não é besta". E não é mesmo! A bem da verdade, ser besta não é um dos nossos defeitos. E a prova cabal é que este país é de espertos. Alguns até demais. Antes, democracia, palavra tão mastigada nas bocas dos políticos, era só um vocábulo de dez letras. Agora está ganhando força e não pela ação dos governantes, como deveria, mas pela globalização da informação.

Hoje se você quiser "esconder o lixo embaixo do tapete" é capaz de ter uma câmera escondida por perto gravando a ação delituosa. Ou, então, cuidado com o cidadão que passa despretenciosamente com um celular na mão. Ele pode ter muitos pixels para te denunciar em ótima definição. Sem falar nas microcâmeras disfarçadas de canetas e outros objetos tão inofensivos. Gravadores de voz? Eles estão cada vez menores e mais digitais do que nunca, com uma qualidade de som incrível, o que não deixa dúvidas sobre o que realmente foi falado. E tudo isso ganhou um canal, ou melhor, vários canais revolucionários. E, desta vez, realmente democráticos. São as redes sociais. Com toda a sua potência globalizante, a integração é instantânea, imediata, sem precisar de aprovação prévia para o que vai ser divulgado. Textos, fotos, vídeos, manisfestos, poemas, tudo. E você não precisa mais nem estar diante de um computador para postar qualquer coisa que te incomoda ou te felicita. Uma foto de alguém praticando algo ilícito, uma fala contundente e denunciante. É tudo no jogo aberto e pode ser direto do celular para o mundo em segundos. Se os críticos falam que essa falta de filtro da tecnologia proporciona um certo caos, eu prefiro ficar com a teoria contrária, que assevera que a liberdade e as benesses são mais importantes para a transformação das consciências do que os possíveis transtornos.

Os primeiros bons resultados já estão aí. Volta e meia alguém tem de se explicar por algo errado e acaba tendo sua verdadeira face mostrada. No caso dos políticos, isso é um desastre. E 2012 vem aí, pessoal! Urna não é p..., como diria Faustão. Nisso ele está certo. O século 21 trará muitas mudanças. A primeira delas foi acender a luz do mundo. É como entrar numa despensa agora com uma lâmpada de mil watts. Assim, é lógico que temos a chance de ver muita sujeira que não estava ao alcance dos antigos olhos vendados; de enxergar o que antes era mais escondido do que orelha de freira. Ou, para não sair do foco, mais oculto que o dinheiro desviado pela corrupção. É a vez de sermos os gatos da história, sempre vigilantes e incansáveis. E aí, triste do rato que não encontrar mais seu buraco.










2 comentários:

  1. Plínio meu amigo, seu blog é simplesmente perfeito!!! amei o texo 'ACENDERAM A LUZ'... vc sempre arrasa!!! amei amei *-* beeijoos. vnsaOliveira

    ResponderExcluir
  2. Bondade sua, Vanessa! Tem outros dois textos tb...

    ResponderExcluir